Pesquisar este blog

domingo, 24 de outubro de 2010

Tartaruga gigante de Aldabra


  

  A Tartaruga Gigante de Aldabra é a 2ª maior espécie de tartaruga terrestre do mundo, habitam as 3 ilhas do Atol de Aldabra, onde procuram áreas de mangues e lama e áreas abertas, semelhantes às savanas, para regular a temperatura e procurar alimento. O Atol de Aldabra pertence ao Arquipélago de Seychelles está localizado no Oceano Indico, há 400 km ao norte da ilha de Madagascar e 600 km ao leste da costa da Tanzânia na África, a 1150 km de Victoria, capital de Seychelles na ilha Mahe. O Atol de Aldabra tem 35,5 km de comprimento, 14,5 km de largura e uma área de 155 km2. Em Aldabra existem 152000 tartarugas gigantes, o que o torna um verdadeiro "Paraíso das Tartarugas" e é considera refugio da vida selvagem e Patrimônio mundial pela UNESCO. O Atol possuí uma enorme lagoa em seu interior que inundada duas vezes por dia pelas marés, que proporcionam uma grande diversidade de vida marinha.
    Os Machos atingem maiores tamanhos que as fêmeas, podendo chegar aos 1,25 metros de comprimento de carapaça porém são um pouco mais leves, em média 120 quilos, enquanto as fêmeas atingem no máximo 0,91 metros de comprimento, porém com pesos superiores aos dos machos, chegando em média a 160 quilos. A cauda dos machos são mais largas e compridas que as das fêmeas. A reprodução tem inicio de Fevereiro a Maio e em média desovam entre 4 e 14 ovos por postura, que eclodem após 100 a 210 dias de incubação, em média 130 dias, que costuma ocorrer de Outubro a Dezembro.
 
    Sua dieta é vegetariana, baseada em folhas, frutas e legumes, porém come carne quando encontra a disposição, essa dieta carnívora vai diminuindo conforme a idade do animal, animais mais velhos tendem a se alimentar mais de vegetais. Estima-se que podem atingir os 200 anos de idade.
 
    Apesar de seu enorme peso, esses animais ainda são capazes de nadar boas distâncias, flutuando na superfície com a cabeça e parte do casco acima da superfície, como na foto abaixo:

    
Essa espécie teve "sorte" e sobreviveu bem durante a época de matanças por parte dos marinheiros e seus "animais" invasores, existindo ainda um grande número exemplares, pois diversas outras espécies de tartarugas gigantes do oceano indico, suas parentes próximas, não sobreviveram, como as Tartarugas Gigantes de Rodrigues, Tartarugas Gigantes das ilhas Reunião, Tartarugas Gigantes de Mauricius e as Tartarugas Gigantes de Madagascar.
   A classificação correta dessa espécie gerou diversas controvérsias durante os séculos de descoberta da mesma. Foi identificada como Testudo elephantina por Duméril and Bibron em 1835, em 1982 foi classificada por Bour como Dipsochelys gigantea e em 1979 foi nomeada Geochelone gigantea por Arnold, nomenclatura mais aceita no meio científico.
   No começo do ano de 2006 morreu uma Tartaruga Gigante de Aldabra do Zoológico de Calcutá chamada Addwaita ( foto abaixo ), essa tartaruga era considerada uma das criaturas mais velhas do planeta, pois acreditava-se que ela tinha 250 anos de idade. A tartaruga foi um presente do Lord Robert Clive comandante da Companhia das Índias Orientais, que estabeleceu uma colônia Britânica na Índia e retornou para a Inglaterra em 1767. Addwaita viveu inicialmente em um jardim ( Clive's garden ) e só foi doada para o zoológico em 1875. Ela morreu por causa de uma rachadura no casco que não cicatrizou, mesmo após todos os cuidados dos veterinários, devido a sua idade avançada tornou difícil sua recuperação. Porém como não existem provas de sua verdadeira idade, estão realizando exames de DNA para determinar a data correta de seu nascimento.


Dados do Quelônio:
Nome: Tartaruga Gigante de Aldabra, Aldabran giant tortoise
Nome Científico: Geochelone gigantia, Dipsochelys dussumieri
Época: Holoceno
Local onde Vive: Atol de Aldabra no Oceano Indico
Peso: Cerca de 200 quilos
Tamanho: 125 centímetros de comprimento
Alimentação: Onívora

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Testudines
Família: Testudinidae
Gênero: Geochelone ( Dipsochelys  )

Nenhum comentário:

Postar um comentário